NYC Skyline BW

Implementação de home office

  • Protejo

  • Diagnóstico

  • Planejamento

  • Liderança 

  • Treinamento

  • Implementação

Projeto -  Estruturar sua empresa para incorporar o trabalho remoto é mais do que redução de custos ou uma medida passageira. E não é  apenas mandar as pessoas para casa com um notebook e depois reclamar porque elas "não se acostumaram" ou "não têm perfil". Home office ou trabalho remoto é abrir oportunidades para ter profissionais de todas as partes do mundo trabalhando para você. É um programa de inclusão que  permite que você contrate diversos profissionais qualificados mantendo-os em sua terra natal, próximos da família. É um projeto com método, que precisa estar alinhado ao planejamento estratégico à sua cultura organizacional.

Diagnóstico - A primeira etapa é fazer um diagnóstico, seguido de uma análise do sistema de gestão da sua empresa. Possivelmente sejam necessários ajustes na sua maneira de gerir antes de pensar em um programa de trabalho remoto. Em seguida, é preciso entender e analisar como um programa de trabalho remoto estárá alinhado à nova rotina. Neste momento se descobre que muitos mais pessoas podem fazer parte do projeto. Elas precisam apenas ser devidamente treinadas e contar com um bom sistema de segurança da informação.

Planejamento - Feito o diagnótico é hoje da fazer o planejamento. Neste momento diversas pessoas da sua equipe estarão envolvidas. Vamos atuar com toda a liderança, com o setores financeiro, recursos humanos, segurança do trabalho, TI e jurídico. Vamos todos construir juntos esse programa. Vamos fazer os ajustes necessários e um profundo levantamento de custos. A sua equipe de liderança vai participara ativamente desse processo de construção. Vamos analisar também como o processo de dará de maneira gradativa. Porque tude de uma vez só não costuma funcionar.

Liderança -   Com tudo planejado e enquanto os recursos operacionais são providenciados, vamos preparar você e a sua liderança para esse novo modelo. Gerir uma equipe à distância é totalmente diferente de gerir uma equipe presencial. O sistema de comunicação muda, o tipo de feedback muda, a rotina de cada departamento muda. Muitos gestores acabam querendo controlar demais, enquanto outros abandonam as equipes. Vamos equilibrar. O novo sistema de liderança começa a ser implementado antes mesmo de colocar os profissionais em home office. É  para que eles já comecem a se acostumar com as alterações da rotina. 

Treinamento -  É hora de apresentar o projeto em detalhes aos funcionários e treiná-los para a nova rotina. São três instâncias: treinar quem vai trabalhar em casa  no que se refere a disciplina e organização;  treinar quem fica na empresa para lidar com o modelo híbrido; fornecer apoio e informação às famílias de quem vai trabalhar em casa. Informações essas sobre a nova rotina do profissioal e no que isso influencia da dinâmica doméstica. É responsabilidade da empresa fornecer subsídios para evitar conflitos que possam ser gerados na cada do colaborador pela falta de informação sobre a nova rotina.

Implementação e monitoramento - fase final do projeto. implementação gradativa com definição de indicadores de acompanhamento, avaliação e correção de rumos até a implementação do sistema em larga escala e em caráter definitivo.