Os projetos educacionais vão desde a criação e a aplicação de treinamentos (soft skills, veja portfólio) customizados, após análise detalhada dos objetivos e do público-alvo, até a estruturação completa da àrea de Treinamento de uma empresa ou institução.
Todos os treinamentos - presenciais e à distância são realizados a partir de diagnósticos precisos
e utilizam de metodologias ativas como apredizagem por problemas, aprendizagem por projetos, gamificação dentre outros. A didática aplicada parte das premissas da andragogia (aprendizagem de adultos). Os treinamentos preveem indicadores de resultados e são alinhados com a estratégia do negócio.
A estruturação da área de Treinamento de empresas inclui a capacitação da equipe para levantamento e organização de demandas alinhadas com a estratégia do negócio, planejamento, estruturação e medição de resultados de treinamentos, orimização de recursos, escolha de metodologias conforme demanda e público-alvo, medição de retorno sobre investimento e preparação de treinadores internos.
-
Quando os investimentos em treinamento não dão retorno.
-
Quando os comportamentos não mudam após os treinamentos e os resultados não chegam.
-
Quando os treinamentos são considerados custos e não investimento.
-
Porque poucos profissionais sabem planejar treinamentos com efetiva medição de resultados.
-
Porque as empresas utilizam seus melhores técnicos para dar treinamentos internos sem prepará-los em relação à didática e técnicas de ensino e aprendizagem.
-
Porque as áreas de treinamento costumam não estar relacionadas com a estratégia do negocio.
-
Porque poucas empresas conseguem tranformar conteúdo de treinamentos em gestão do conhecimento.
Um especialista externo tem a vantagem de observar a organização de maneira neutra, identificando lacunas, comportamentos e necessidades que podem passar despercebidos pela equipe interna. Essa neutralidade permite lidar com temas sensíveis, como conflitos ou resistências, de maneira mais eficaz.
A expertise em andragogia e neurociência do aprendizado permite que o treinamento seja estruturado para maximizar retenção e a aplicação prática. Um especialista tem facilidade em traduzir o temas complexos para linguagem acessível e relevante aos participantes.
A presença de um profissional externo quebra a rotina e cria uma atmosfera de novidade, o que eleva a motivação dos participantes.